PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

BC entendeu que algumas fintechs têm tamanho de banco e está trabalhando em regulação, diz Campos Neto

19/11/2021 13h49

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou nesta sexta-feira que o BC está em processo de refazer regulações para fintechs, após ter chegado à conclusão que precisava exigir mais capital para as que cresceram e atingiram tamanho de banco.

"A gente tem olhado e conversado com os bancos maiores, com os bancos menores, com as fintechs, com as novas plataformas, a gente entende que tem segmentação crescente nesse mercado", afirmou ele ao participar do Meeting News, organizado pelo Grupo Parlatório.

"A gente investigou todos os pleitos de cada uma delas e tem feito trabalho, fizemos consulta pública e estamos num processo aí de, vamos dizer assim, refazer algumas das regulações", completou.

Segundo Campos Neto, o BC viu que precisava ter "algum tipo de atuação" quanto ao consumo de crédito para produto ligado a meio de pagamento, especificamente na parte de capital exigido.

"Aqui de fato a gente entendeu que algumas fintechs já tinham tamanho de banco nesses negócios, mas não estavam tendo requerimento de capital proporcional", afirmou ele, complementando que o BC tem feito exercício de adequação e está trabalhando "em alguma coisa".

Ainda sobre o tema, Campos Neto afirmou que o BC não constatou a existência de problema quanto à falta de igualdade em sistema tarifário. Sobre custo de supervisão, a autoridade monetária tem feito trabalho para reduzir burocracia, mas mantendo mesmo nível de observância em termos de regulação, pontuou ele.

(Por Marcela Ayres)

PUBLICIDADE