PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Dólar segue em baixa, mas sai de mínimas ante real após indicação de Powell ao Fed

22/11/2021 12h54

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha queda nesta segunda-feira, após cinco altas consecutivas ante o real, mas a moeda norte-americana se afastou das mínimas do pregão após a renomeação de Jerome Powell como chair do Federal Reserve impulsionar a moeda norte-americana globalmente.

Às 12h32 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,44%, a 5,5867 reais na venda, enquanto o dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,44%, a 5,5950 reais.

A moeda dos Estados Unidos chegara a cair 0,85% mais cedo, a 5,5625 reais, mas recuperou parte do terreno perdido depois da notícia de que o presidente do país, Joe Biden, optou por dar continuidade à gestão de Powell em vez de promover Lael Brainard, diretora do Fed, ao cargo principal do banco central norte-americano.

No exterior, o índice do dólar contra uma cesta de seis pares importantes subia 0,25%, após chegar a tocar uma máxima desde julho de 2020.

Powell é considerado mais "hawkish" (de posicionamento menos inclinado à manutenção de condições monetárias estimulativas) do que Brainard, a outra principal opção considerada para o posto de chair. Sua manutenção no comando do Fed fez participantes do mercado anteciparem expectativas para aumentos de juros nos EUA, o que é amplamente visto como positivo para o dólar.

A moeda norte-americana negociada no mercado interbancário vem de uma sequência de cinco valorizações diárias contra o real, período em que acumulou avanço de 3,84%. O dólar fechou a sexta-feira a 5,6104 reais na venda.

Segundo Alexandre Netto, chefe de câmbio da Acqua-Vero Investimentos, isso ajuda a explicar a recuperação do real neste pregão, uma vez que é normal haver ajustes no preço da moeda após movimentos expressivos na taxa de câmbio.

(Por Luana Maria Benedito)

PUBLICIDADE