PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Economia alemã está dando uma pausa, mas a inflação não, alerta BC

22/11/2021 09h19

FRANKFURT (Reuters) - A economia alemã está dando uma "pausa" conforme a escassez de bens e mão de obra, assim como as novas restrições para combater a pandemia do coronavírus, dão fim ao seu recente avanço, disse o banco central do país nesta segunda-feira.

O Bundesbank também alertou que a inflação na maior economia da Europa deve ficar bem acima de 3% por algum tempo e que as próximas negociações salariais devem gerar grandes aumentos.

A economia da Alemanha cresceu no primeiro semestre do ano, com a reabertura de serviços. Mas, desde então, tem desacelerado à medida que sua indústria é afetada por interrupções na oferta e construtoras enfrentam cada vez mais dificuldades para encontrar trabalhadores, de acordo com o banco.

"A recuperação econômica provavelmente fará uma pausa", disse o banco central alemão em seu relatório mensal. "Do ponto de vista atual, o PIB pode estagnar no trimestre do outono de 2021 (no Hemisfério Norte)."

O Bundesbank acrescentou que a inflação na Alemanha pode ficar um pouco abaixo de 6% neste mês, antes de diminuir no próximo ano, com o corte no IVA em 2020 e outros fatores temporários saindo do cálculo.

Ainda assim, o banco central alemão prevê os preços ao consumidor crescendo bem mais de 3% por um bom tempo, com o núcleo da inflação - que exclui energia e alimentos - substancialmente acima de 2%.

(Por Francesco Canepa)

PUBLICIDADE