PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

S&P 500 e Nasdaq cravam recordes com nomeação de Powell vista como aposta segura

22/11/2021 11h47

(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq atingiram máximas históricas nesta segunda-feira depois de o presidente Joe Biden escolher Jerome Powell para liderar o banco central norte-americano por um segundo mandato, mantendo o status quo enquanto a instituição planeja diminuir o estímulo da era pandêmica.

A nomeação de Powell, que o levará à liderança do Federal Reserve por mais quatro anos, foi amplamente bem recebida por investidores que torcem por não haver grandes mudanças no Fed enquanto a autoridade monetária guia a economia em sua recuperação pós-Covid.

A diretora do Fed Lael Brainard, a outra candidata principal para o cargo, será o vice-chair, disse a Casa Branca.

"Os mercados gostam de previsibilidade... embora Brainard pudesse ter sido uma boa escolha, os mercados não saberiam o que esperar dela, embora o consenso geral fosse de que isso significava juros mais baixos por mais tempo", disse Randy Frederick, diretor administrativo de operações e derivativos na Charles Schwab, Austin, Texas.

O setor financeiro tinha o melhor desempenho do dia em Wall Street, com um salto de 1,0%.

As ações dos principais bancos subiam entre 1,5% e 3%, acompanhando uma arrancada nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, à medida que investidores colocavam no preço aperto monetário pelo Fed na primeira metade de 2022. Wells Fargo & Co liderava os ganhos entre seus pares.

"A mensagem é que estamos em curso de reduzir estímulos e caminhando para taxas de juros mais altas, que provavelmente serão aumentadas em meados do ano que vem, e acho que Wall Street já digeriu a maior parte disso", disse Robert Pavlik, gestor sênior de portfólios na Dakota Wealth Management.

Às 12:30 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,73%, a 35.860 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,93%, a 4.742 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,8%, a 16.187 pontos.

(Por Ambar Warrick e Devik Jain)

PUBLICIDADE