PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Antes de Fed, S&P 500 e Nasdaq recuam com inflação ao produtor mais alta nos EUA

14/12/2021 11h25

(Reuters) - Os índices em Wall Street caíam nesta terça-feira, após dados mostrarem que os preços ao produtor aumentaram mais do que o esperado em novembro e antes de o banco central norte-americano possivelmente anunciar corte mais acelerado de estímulos na quarta-feira.

A variante Ômicron do coronavírus, de rápida disseminação, também segurava o ânimo depois que o S&P 500 bateu uma máxima recorde de fechamento no término da semana passada.

Os declínios eram liderados por ações de megacaps de tecnologia e do setor de comunicação. Meta Platforms, Microsoft Corp, Tesla Inc, Alphabet Inc e Amazon.com Inc caíam entre 0,8% e 3%.

"As pessoas estão tentando criar um ambiente... para desacelerar a propagação ou a gravidade (da Ômicron), mas também para pessoas que estão bem e querem participar da economia. Portanto, há um jogo de estica e puxa aqui", disse Tom Martin, gestor sênior de portfólio da Globalt.

"Investidores querem estar posicionados de forma neutra até o fim do ano. Eles não querem fazer muitas negociações entre agora e depois, desde que não haja nada de desagradável acontecendo."

Apple Inc subia 0,7%, contrariando a tendência entre seus pares de peso, enquanto se mantinha no caminho para se tornar a primeira empresa global de 3 trilhões de dólares em valor de mercado.

Dados do Departamento de Trabalho mostraram que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) para a demanda final nos 12 meses até novembro subiu 9,6%, maior ganho desde novembro de 2010, após aumento de 8,8% em outubro.

Sete dos 11 principais índices setoriais do S&P 500 subiam, com o financeiro em alta de 0,7%, já que investidores esperam um tom duro com a inflação por parte do Fed ao fim de sua reunião de dois dias, na quarta-feira.

O banco central dos EUA provavelmente sinalizará uma redução mais rápida das compras de ativos e, portanto, um início antecipado dos aumentos das taxas de juros para conter a rápida elevação dos preços.

Às 12:42 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,15%, a 35.595,83 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,44%, a 4.648,40 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,23%, a 15.223,37 pontos.

(Por Shreyashi Sanyal e Anisha Sircar)

PUBLICIDADE