PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Wall St fecha em alta após Fed anunciar fim de compras de ativos em março

15/12/2021 18h06

Por Shreyashi Sanyal e Noel Randewich

(Reuters) - Wall Street terminou em forte alta nesta quarta-feira, depois de o banco central norte-americano anunciar que encerraria suas compras de títulos da era pandêmica em março, conforme procede para sair das políticas do início da crise sanitária.

Após a reunião de política monetária de dois dias, o Federal Reserve (Fed) sinalizou que sua meta de inflação foi atingida e que o fim das compras de títulos abriria caminho para três aumentos de 0,25 ponto percentual cada nas taxas de juros até o fim de 2022.

Todos os três principais índices de ações dos EUA reverteram perdas anteriores e subiram. Wall Street estendeu esses ganhos enquanto o chair do Fed, Jerome Powell, durante sua coletiva de imprensa, deu um tom otimista sobre a recuperação econômica norte-americana e se mostrou disposto a aumentar os juros conforme necessário para controlar a inflação.

"O que os mercados estão dizendo é que, como o Fed está acelerando sua redução de estímulos, talvez eles sintam que a inflação está sob controle", disse Tom Martin, gestor sênior de portfólio da Globalt Investments em Atlanta. "Eles fizeram o que era esperado. Isso aumentará a credibilidade do Fed e será, no fim das contas, de neutro a positivo para os mercados."

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,08%, a 35.927,43 pontos. O S&P 500 ganhou 1,63%, a 4.709,85 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 2,15%, a 15.565,58 pontos.

A forte alta do S&P 500 nesta quarta-feira apagou quase todas as perdas do início desta semana e deixou o índice apenas um pouco abaixo de seu recorde de fechamento alcançado na sexta-feira.

PUBLICIDADE