PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Atividade manufatureira dos EUA desacelera, mas restrições de oferta estão diminuindo --IHS

16/12/2021 12h04

WASHINGTON (Reuters) - A atividade manufatureira dos Estados Unidos desacelerou para uma mínima em um ano em dezembro, mas há sinais de que as restrições na oferta de mão de obra e matéria-prima nas fábricas estão começando a diminuir.

A empresa de dados IHS Markit disse nesta quinta-feira que seu índice preliminar de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor de manufatura dos EUA caiu para 57,8 em meados de dezembro, ante 58,3 em novembro. Essa foi a leitura mais baixa desde dezembro de 2020.

Leitura acima de 50 indica expansão do setor de manufatura, que responde por 12% da economia norte-americana.

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 58,5.

A manufatura permanece sustentada pela forte demanda por bens e pelos estoques extremamente baixos das empresas. Mas as cadeias de abastecimento tensas devido à pandemia de Covid-19 são uma restrição.

No entanto, há vislumbres de esperança. A pesquisa mostrou "atrasos na cadeia de abastecimento moderando-se acentuadamente durante o mês" e que "a taxa de criação de empregos acelerou ao ritmo mais rápido desde junho". O levantamento também observa que "a taxa de inflação de custos diminuiu para o ritmo mais lento em sete meses".

Mas a escassez permaneceu para o vasto setor de serviços. A leitura preliminar do PMI do setor de serviços caiu para 57,5, ante leitura de 58,0 em novembro. Economistas consultados pela Reuters previam leitura de 58,5 para o setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.

Uma medida da pesquisa de preços pagos por empresas de serviços subiu para 77,4, o maior patamar desde o início da série histórica, em 2009, e sucedeu uma leitura de 75,7 em novembro. Esse é um potencial sinal de que a inflação pode permanecer significativamente alta por um tempo. Os preços ao consumidor aumentaram à maior taxa desde 1982 em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com a desaceleração da atividade dos setores de manufatura e serviços, a atividade empresarial em geral arrefeceu neste mês. A leitura preliminar do índice PMI composto da pesquisa caiu para 56,9, em comparação com 57,2 em novembro.

A medida da pesquisa de preços pagos pelas empresas subiu para 78,1, nível mais alto desde o começo das medições, em 2009, e seguiu uma leitura de 77,6 em novembro.

(Por Lucia Mutikani)

PUBLICIDADE