PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Atividade manufatureira no Japão desacelera em dezembro, mostra PMI

16/12/2021 08h55

Por Daniel Leussink

(Reuters) - A atividade manufatureira do Japão se expandiu pelo 11º mês consecutivo em dezembro, mas a um ritmo ligeiramente mais lento do que no mês anterior, uma vez que a produção e o crescimento do volume de novos pedidos diminuíram.

A atividade no setor de serviços também cresceu em um ritmo mais lento, saindo de uma máxima em mais de dois anos registrada no mês anterior, sugerindo que levará tempo para o setor se recuperar totalmente do impacto negativo da pandemia de coronavírus.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria de transformação do Japão au Jibun Bank Flash caiu para 54,2 (dado com ajuste sazonal e preliminar), de um número final de 54,5 em novembro.

O PMI au Jibun Bank para o setor de serviços caiu para uma leitura com ajuste sazonal de 51,1 (dado preliminar), queda de quase dois pontos em relação à marca final do mês anterior (53,0).

O PMI composto au Jibun Bank, calculado a partir da combinação dos dois setores, recuou a 51,8 pelo dado preliminar, contra número final de novembro de 53,3.

PUBLICIDADE