PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Ômicron golpeia atividade no setor privado britânico em dezembro--PMI

16/12/2021 08h50

Por Andy Bruce

LONDRES (Reuters) - A disseminação da variante Ômicron do coronavírus atingiu a atividade de hospedagem no Reino Unido e empresas de viagens neste mês, levando o crescimento do setor privado a uma mínima em dez meses, mostrou uma pesquisa antes do anúncio da decisão de política monetária pelo banco central inglês nesta quinta-feira.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da IHS Markit/CIPS UK caiu para 53,2 na leitura preliminar de dezembro, de 57,6 em novembro.

Embora ainda tenha ficado acima da linha divisória de 50 --que separa crescimento de contração--, uma pesquisa da Reuters com economistas havia apontado leitura muito mais forte, de 56,4.

O PMI do setor de serviços caiu drasticamente para 53,2 em dezembro, de 58,5 em novembro, atingindo seu nível mais baixo desde fevereiro e aquém de todas as previsões da pesquisa da Reuters, que apontava leitura de 57,0.

O indicador de otimismo da pesquisa atingiu o menor patamar em 14 meses.

O índice PMI de produção das fábricas subiu para 53,3 em dezembro, de 52,7 em novembro, máxima em quatro meses, graças a um abrandamento nos problemas da cadeia de abastecimento que persistiram por mais de um ano.

PUBLICIDADE