PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Anac aprova edital de concessão da 7ª rodada de aeroportos

21/12/2021 18h56

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta terça-feira que sua diretoria aprovou as minutas do edital da 7ª rodada de concessão de aeroportos, que incluirá os cobiçados terminais de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

O processo segue agora para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os 16 aeroportos serão concedidos em três blocos e o valor mínimo de outorga somado chegam a 905,8 milhões de reais. E os projetos devem envolver investimentos totais ao redor de 19,1 bilhões de reais. O leilão deve acontecer no primeiro semestre de 2022.

Um dos blocos é composto pelos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte (SP); Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã (MS), Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira (PA). Este tem outorga mínima de 525,2 milhões de reais e investimento esperado para todo o contrato é de 11,4 bilhões de reais.

O segundo bloco tem os aeroportos Santos Dumont e Jacarepaguá (RJ); Montes Claros, Uberlândia e Uberaba (MG). Para este conjunto o lance inicial é de 324 milhões de reais, com investimento estimado na concessão de 5,8 bilhões de reais.

O terceiro e último tem os aeroportos de Belém (PA) e Macapá (AP), com outorga inicial de 56,6 milhões de reais e estimativa de investimento de 1,9 bilhão de reais.

A rodada prevê que um mesmo interessado poderá arrematar os três blocos.

(Por Aluísio Alves; edição de André Romani)

PUBLICIDADE