PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Eletrobras diz que CNPE decidirá sobre novos valores de contratos de hidrelétricas

21/12/2021 08h24

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras informou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) realizará reunião nesta terça-feira para deliberar sobre a atualização do valor adicionado pelos novos contratos de hidrelétricas da empresa, no âmbito do processo de privatização da companhia.

Segundo a Eletrobras, os valores propostos dos contratos de concessão de suas usinas hidrelétricas foram atualizados após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em audiência no último dia 15, o relator do processo de privatização da empresa no TCU, o ministro Aroldo Cedraz, determinou que o governo fizesse ajustes em cálculos que envolvem o valor adicionado dos contratos (VAC) da estatal.

Em sua exposição, Cedraz mostrou que o VAC, inicialmente estimado em 62,4 bilhões de reais, poderia cair para 56,8 bilhões de reais com os ajustes indicados pelo TCU.

Com isso, o bônus de outorga que a Eletrobras pagará à União pela renovação de concessões hidrelétricas, como parte da desestatização, poderia cair de 23,2 bilhões de reais para 20,3 bilhões de reais.

PUBLICIDADE