PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Japão pondera elevar previsão de crescimento do ano fiscal de 2022 para 3% ou mais --Yomiuri

21/12/2021 10h12

TÓQUIO (Reuters) - O Japão está considerando aumentar sua previsão para o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) no ano fiscal de 2022 para 3,0% ou mais, após levar em consideração o impacto de um orçamento extra recorde de 317 bilhões de dólares, noticiou o jornal Yomiuri.

A projeção será um aumento em relação à previsão de crescimento real do PIB de 2,2% para o ano fiscal iniciado em abril de 2022, divulgada em uma revisão de meio do ano em julho.

"Os números de crescimento projetados não são excessivamente otimistas, considerando o crescimento contínuo graças às restrições atenuadas e a uma alta taxa de vacinação", disse Saisuke Sakai, economista sênior da Mizuho Research and Technologies.

"Ainda assim, não parecem envolver os riscos em torno da (variante) Ômicron e de outra onda de surto de Covid-19 no próximo ano."

O governo provavelmente reduzirá sua previsão para o crescimento fiscal de 2021 para cerca de 2,5%, ante 3,7% esperados anteriormente, disse o Yomiuri, acrescentando que também deve adiar sua projeção de um retorno aos níveis pré-pandemia para além do final do ano.

(Por Daniel Leussink e Kantaro Komiya)

PUBLICIDADE