PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Kazimir, do BCE, alerta para risco de inflação alta na zona do euro por mais tempo

21/12/2021 08h22

Por Robert Muller

PRAGA (Reuters) - A inflação na zona do euro pode permanecer elevada por mais tempo do que o esperado, disse o membro do Banco Central Europeu Peter Kazimir nesta terça-feira, somando-se a um crescente coro de alerta sobre as pressões dos preços.

Na semana passada o BCE prolongou o estímulo apesar da inflação alta, argumentando que as pressões de preços vão diminuir e que a inflação irá abaixo de sua meta de 2% a partir do quarto trimestre de 2022.

Algumas autoridades pressionaram o banco central a reconhecer os riscos de alta à inflação e várias, incluindo os presidentes dos bancos centrais de Alemanha, Portugal e Lituânia, já alertaram publicamente sobre o risco da inflação.

"O que é verdade para a Eslováquia também é verdade para a zona do euro como um todo: existe um risco, e o risco não é pequeno, de que a inflação elevada permaneça conosco por mais tempo", disse Kazimir, chefe do banco central eslovaco, em entrevista à imprensa.

Ele acrescentou que está entre as autoridades que veem um risco de que o aumento dos preços será maior do que o previsto.

"A zona do euro pode enfrentar níveis de inflação mais altos por um período mais longo", disse Kazimir.

A inflação da zona do euro ficou em 4,9% no mês passado, mas o BCE projeta que ela cairá abaixo da meta por si só conforme pressões pontuais perdem força.

PUBLICIDADE