PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Lira turca se recupera de mínimas em dia volátil após ações de Erdogan para proteger poupanças

21/12/2021 08h42

Por Tuvan Gumrukcu e Nevzat Devranoglu

ANCARA (Reuters) - A lira turca se recuperava de mínimas recordes em negociações voláteis nesta terça-feira depois que o presidente Tayyip Erdogan propôs medidas para proteger as poupanças em moeda local contra essas variações.

Erdogan adotou uma série de medidas na segunda-feira que segundo ele vão aliviar o peso do enfraquecimento da moeda sobre os turcos e encorajá-los a deter liras em vez em dólares.

Segundo o plano de Erdogan, seu governo prometeu garantir depósitos em lira, levando a divisa a disparar cerca de 25%, maior rali intradia já registrado, na segunda-feira.

A moeda turca, que perdeu 44% de seu valor contra a divisa norte-americana este ano, inicialmente se fortaleceu nesta terça-feira para uma máxima diária de 11,0935 contra o dólar, enfraquecendo depois a 14,3885 e se recuperando a 12,6.

O governo prometeu pagar a diferença entre o valor das poupanças em lira e o equivalente a depósitos em dólares.

Mais da metade das poupanças locais é em moedas estrangeiras e ouro, segundo dados do banco central, devido à perda de confiança na lira após anos de depreciação.

A lira despencou a mínimas recordes este ano por temores em relação a uma espiral inflacionária provocada pela pressão de Erdogan por afrouxamento monetário. No ponto mais fraco, a moeda chegou a acumular queda de 60% no ano.

Alpaslan Cakar, chefe da Associação Turca de Bancos, disse que o Tesouro vai atender aos custos das medidas, o que pode acabar sendo uma iniciativa cara e inflacionária.

Uma fonte com conhecimento do assunto disse que as medidas foram decididas após a taxa de câmbio ter atingido níveis "problemáticos", acrescentando que o governo vai lidar cuidadosamente com o período que se aproxima.

Os credit default swaps de cinco anos da Turquia, o custo da garantia contra default soberano, saltou a 613 pontos básicos, nível mais alto desde maio de 2020, de acordo com a IHS Markit.

Já a volatilidade implícita de um mês da lira turca saltou a 63%, máxima já registrada.

(Reportagem adicional de nOrha Coseu in Ancara, Ebru Tuncay em Istambul e Davide Barbuscia em Dubai)

PUBLICIDADE