PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Alguns membros do BC do Japão veem impacto positivo de iene fraco sobre economia

22/12/2021 08h48

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - Alguns membros do comitê de política monetária do banco central do Japão disseram em outubro que o enfraquecimento do iene tem um efeito positivo sobre a economia japonesa como um todo, mesmo que o impacto sobre o aumento das exportações não seja tão forte como antes, mostrou a ata da última reunião do BC do país.

No encontro de 27 e 28 de outubro, o comitê formado por nove membros debateu o impacto do iene fraco na economia japonesa, e um membro destacou que eles precisam ter em mente que os impactos da moeda são desiguais a depender dos setores e do tamanho das empresas, segundo a ata divulgada nesta quarta-feira.

"Alguns membros disseram que os efeitos do iene fraco para aumentar as exportações enfraqueceram em relação a antes, mas que eles estão exercendo um impacto positivo sobre a economia japonesa como um todo via aumento dos lucros empresariais no exterior e dos preços de ações", mostrou o documento.

Outro integrante disse que o iene fraco reflete diferenças na inflação e nas posturas de política monetária em cada país e que, portanto, vários canais precisam ser examinados, como a economia real e os mercados financeiros.

Os membros concordaram que não vão hesitar em adotar medidas adicionais de afrouxamento monetário conforme necessário, enquanto observam os efeitos da pandemia de Covid-19.

Na reunião de outubro, o Banco do Japão manteve sua meta para os juros de curto prazo em -0,1% e para os rendimentos dos títulos de dez anos em torno de zero.

PUBLICIDADE