PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Porto Alegre confirma cinco casos de transmissão comunitária da Ômicron

23/12/2021 18h07

BRASÍLIA (Reuters) - A prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta quinta-feira a transmissão comunitária da variante Ômicron da Covid-19, com base em cinco casos de pessoas que não viajaram ao exterior nem tiveram contato com pessoas que estiveram fora.

Em nota, a prefeitura informou que desde 10 de dezembro o Laboratório Central do Estado (Lacen) identificou 23 casos da Ômicron no Rio Grande do Sul. Desses, oito viajaram ao exterior, seis tiveram contato com essas pessoas e cinco não viajaram nem tiveram contato com nenhuma pessoa que tenha viajado. Quatro ainda estão sob investigação.

Porto Alegre é a terceira capital a identificar a transmissão comunitária da variante que está causando estragos no inverno europeu. Com alterações na proteína S, a principal do vírus, a Ômicron foi identificada na África e apontada como a mais transmissível das cepas até agora.

Na semana passada, São Paulo já havia anunciado transmissão comunitária na cidade. Nesse momento, a prefeitura registra 17 casos de Ômicron, sendo quatro em transmissão comunitária.

Já no Espírito Santo, o governo do Estado confirmou um caso de transmissão comunitária na capital, Vitória, na última quarta-feira.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

PUBLICIDADE