PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Investimento em moradias impulsiona gasto com construção nos EUA em novembro

03/01/2022 12h42

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos com construção nos Estados Unidos aumentaram em novembro, em meio a fortes ganhos na construção de moradias unifamiliares, mas os investimentos em projetos públicos foram fracos.

O Departamento do Comércio informou nesta segunda-feira que os gastos com construção subiram 0,4%, após alta semelhante em outubro.

Economistas ouvidos pela Reuters previam aumento de 0,6% nos gastos com construção. Os gastos tiveram acréscimo de 9,3% em novembro em relação ao mesmo período do ano anterior.

Gastos com obras privadas avançaram 0,6% em novembro, enquanto com construção residencial subiram 0,9%.

Os gastos com construção de moradias unifamiliares aumentaram 1,2%, mas com projetos habitacionais multifamiliares caíram 0,3%.

A construção de casas continua sendo limitada pela escassez de insumos, que está elevando os preços dos materiais de construção. O investimento residencial contraiu pelo segundo trimestre consecutivo no terceiro trimestre, prejudicado por uma queda nas reformas residenciais e na construção de residências unifamiliares.

O investimento na construção privada não residencial, como gás e perfuração de poços de petróleo, aumentou 0,1% em novembro. As despesas com estruturas recuaram pelo segundo trimestre consecutivo no período de julho a setembro, declínio puxado por estruturas comerciais e de saúde.

As despesas com obras públicas caíram 0,2% em novembro. Gastos com obras dos governos estaduais e municipais dos EUA recuaram 0,2%, enquanto os investimentos do governo federal diminuíram 0,4%.

(Por Lucia Mutikani)

PUBLICIDADE