PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

BC japonês deve revisar para cima previsão de inflação para próximo ano fiscal, dizem fontes

05/01/2022 09h23

Por Leika Kihara e Takahiko Wada

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão deve revisar ligeiramente para cima sua previsão de inflação para o ano fiscal que começa em abril em meio ao aumento dos custos de energia, embora a nova projeção ainda esteja abaixo de sua meta de 2%, disseram fontes.

Com a alta de preços se ampliando devido ao aumento dos custos de combustível e matéria-prima, a diretoria deve projetar que a inflação excederá 1% no próximo ano fiscal, disseram cinco fontes familiarizadas com o pensamento do Banco do Japão.

A previsão é maior do que a última feita em outubro de que o núcleo da inflação ao consumidor deve acelerar a 0,9% no ano fiscal de 2022, após registrar aumento constante no atual ano fiscal que se encerra em março.

"Embora os custos de energia sejam os principais responsáveis ​​pelo aumento da inflação, há sinais de que mais empresas estão começando a aumentar os preços", disse uma das fontes, que deram entrevista sob condição de anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Qualquer revisão para cima, no entanto, provavelmente não estimulará o banco central japonês a reduzir seu enorme estímulo, uma vez que a inflação permanecerá distante de sua meta, disseram as fontes.

O Banco do Japão fará as novas projeções trimestrais em sua próxima reunião de política monetária, em 17 e 18 de janeiro.

(Por Leika Kihara e Takahiko Wada; reportagem adicional de Kentaro Sugiyama)

PUBLICIDADE