PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Ibovespa acelera queda e tomba mais de 2% após ata do Fed mais dura

05/01/2022 17h08

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa acelerou a queda nesta quarta-feira, após o Federal Reserve (Fed) revelar discussões para um aumento nas taxas de juros antes do esperado e uma redução na carteira geral de ativos para conter a alta inflação nos Estados Unidos.

Às 17h05, o Ibovespa caia 2,33%, a 101.100 pontos. O volume financeiro da sessão era de 22,9 bilhões de reais.

O Ibovespa, que já vinha em queda de mais de 1,5%, acelerou movimento junto com as bolsas norte-americanas após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Fed, que ocorreu em dezembro. A ata foi lida pelo mercado como de tom mais duro em direção ao aperto da política monetária nos EUA.

A Petrobras fazia a maior pressão no índice, apesar da alta do petróleo, enquanto a Vale era a principal e uma das poucas altas.

O S&P 500 caía 1,4% em Wall Street e o Nasdaq Composite tombava 2,7%.

No comunicado divulgado junto com a decisão de política monetária em dezembro, o Fed havia sinalizado que sua meta de inflação foi cumprida e que fechará em março compras de títulos adotadas durante a pandemia, pavimentando o caminho para três aumentos de 0,25 ponto percentual na taxa de juros até o fim de 2022.

(Por Andre Romani)

PUBLICIDADE