PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Crescimento de serviços na China acelera em dezembro, mostra PMI do Caixin

06/01/2022 07h32

PEQUIM (Reuters) - A expansão da atividade no setor de serviços da China acelerou em dezembro em meio à demanda mais elevada e ao alívio da pressão inflacionária, mas contínuos surtos de Covid-19 pesaram sobre as perspectivas, mostrou nesta quinta-feira pesquisa do setor privado.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit subiu a 53,1 em dezembro de 52,1 em novembro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

A pesquisa, que foca mais em pequenas empresas em regiões costeiras, acompanhou a oficial, que também mostrou aceleração da expansão no setor de serviços.

Os preços de insumos subiram pelo 18º mês seguido, mas a um ritmo mais fraco, mostrou a pesquisa. O subíndice de emprego aumentou no ritmo mais forte desde maio, enquanto a medida de novos negócios acelerou.

"A oferta e a demanda melhoraram. Conforme novos produtos ajudaram a melhorar o sentimento do mercado, a atividade e o total de novos negócios expandiram pelo quarto mês seguido. Mas as empresas pesquisadas estavam preocupadas com os problemas causados por surtos de Covid-19", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, em nota.

"Embora a medida para expectativas de negócios tenha permanecido em território positivo, ela caiu para o menor patamar desde setembro de 2020 e ficou abaixo da média de longo prazo."

O PMI Composto do Caixin, que inclui as atividades de indústria e serviços, subiu a 53,0 de 51,2 no mês anterior.

(Reportagem de Gabriel Crossley)

PUBLICIDADE