PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Lira turca cai e chefe de grupo empresarial questiona política monetária do país

06/01/2022 09h50

Por Can Sezer

ISTAMBUL (Reuters) - A lira turca recuou 1,7% nesta quinta-feira, e acumula queda de cerca de 22% nos últimos nove pregões, em meio a persistentes preocupações de investidores sobre o avanço da inflação para um pico em 19 anos, após uma série de cortes heterodoxos nos juros.

A moeda enfraqueceu a 13,89 em relação ao dólar, antes de reduzir suas perdas, para 13,745 às 8h no horário local. No ano passado, a divisa caiu 44%, em seu pior ano desde que o partido do presidente Tayyip Erdogan, AK, chegou ao poder em 2002.

Simone Kaslowski, chair da Tusiad, a principal associação empresarial da Turquia, disse na quarta-feira que o salto da inflação anual para 36,1% mostra claramente a necessidade de reconsiderar as medidas de política monetária tomadas pela Turquia.

"Se esses são os passos certos, por que a inflação está tão alta?", disse ele em um painel econômico de acordo com o site de notícias T24.

"O tempo é precioso. Como um país, o custo de usar esse tempo de maneira mais adequada é ainda mais alto agora do que antes."

O ministro das Finanças turco, Nureddin Nebati, disse na quarta-feira que o governo agora priorizará a luta contra a inflação, mas acrescentou que abandonou "políticas ortodoxas" e está traçando seu próprio caminho.

(Reportagem de Daren Butler)

PUBLICIDADE