PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Criação de vagas de trabalho nos EUA deve ter acelerado em dezembro

07/01/2022 07h31

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de empregos nos Estados Unidos provavelmente acelerou em dezembro, culminando em uma abertura recorde de postos de trabalho em 2021, mas o mercado pode perder temporariamente seu brilho uma vez que as infecções por Covid-19 causam problemas em empresas e escolas.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira também deve mostrar que o mercado de trabalho está rapidamente apertando, com expectativa de que a taxa de desemprego caia à mínima de 22 meses de 4,1%, de 4,2% em novembro.

"Infelizmente a trajetória da economia ainda está atrelada à pandemia e a Ômicron dará um golpe significativo à economia no primeiro trimestre", disse Ryan Sweet, economista sênior da Moody's Analytics.

Provavelmente foram criados 400 mil empregos no mês passado depois de 210 mil em novembro, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas. Se o resultado corresponder às expectativas, um total de 6,5 milhões de vagas terão sido criadas em 2021.

Esse seria o maior aumento anual desde o início da série histórica em 1939, fato que deve ser destacado pelo presidente Joe Biden, que comemora seu primeiro ano na Casa Branca este mês.

Ainda assim, o emprego estaria 3,5 milhões abaixo de seu pico de fevereiro de 2020. As estimativas variaram de 150 mil a 1,1 milhão de vagas.

PUBLICIDADE