PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Exportações da Alemanha sobem em novembro; produção tem leve queda

07/01/2022 09h55

BERLIM (Reuters) - O volume de exportações da Alemanha subiu em novembro, apesar dos gargalos de oferta persistentes na manufatura, enquanto a produção industrial registrou queda, mostraram dados nesta sexta-feira.

Os dados mistos refletem as dificuldades da economia alemã para superar os gargalos, assim como as restrições impostas para conter a disseminação de uma quarta onda de coronavírus, impulsionada pela variante Ômicron.

As exportações, em dado ajustado sazonalmente, cresceram 1,7%, informou a Agência Federal de Estatísticas da Alemanha.

As importações subiram 3,3%, após alta ligeiramente revisada de 5,2% um mês antes. O superávit comercial caiu para 10,9 bilhões de euros, ante 12,4 bilhões em outubro.

Pesquisa da Reuters previa declínio de 0,2% nas exportações e queda de 1,7% nas importações.

A produção industrial caiu 0,2%, após um salto de 2,4% em outubro.

"Os dados de hoje mostram que os exportadores alemães usaram a pequena janela entre a terceira e a quarta onda da pandemia para recuperar o atraso, beneficiando-se do forte crescimento da manufatura na Ásia", escreveu Carsten Bzerski, do ING, em nota.

"A produção industrial, no entanto, teve dificuldade para acompanhar. Infelizmente, é aqui que a recuperação da indústria alemã para por enquanto. A quarta onda da pandemia e a Ômicron devem colocar a atividade industrial de volta à hibernação."

(Reportagem de Joseph Nasr)

PUBLICIDADE