PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Indonésia mantém diálogo com a indústria a respeito de problemas na distribuição de carvão

09/01/2022 16h21

JACARTA (Reuters) - A Indonésia ainda não chegou a uma decisão sobre a suspensão da proibição de exportação de carvão, enquanto as autoridades discutem a solução de problemas logísticos que desaceleraram a distribuição de carvão para usinas de energia domésticas, disse um executivo de uma empresa de mineração neste domingo.

O maior exportador de carvão térmico do mundo suspendeu as exportações de carvão no dia 1º de janeiro depois que a concessionária estatal de energia relatou níveis perigosamente baixos do combustível em estoque, colocando a maior economia do Sudeste Asiático à beira de grandes cortes de energia.

A mudança fez os preços globais do combustível subirem na semana passada, com compradores internacionais monitorando de perto as discussões entre as autoridades indonésias e a indústria local de carvão. Um funcionário do ministério de energia prometeu revisar a proibição após 5 de janeiro.

O Ministério Coordenador de Assuntos Marítimos e de Investimento da Indonésia se reuniu com mineradores e outras indústrias relacionadas novamente neste domingo, mas não tomou nenhuma decisão ainda sobre a retomada das exportações, disse Hendra Sinadia, diretora executiva da Associação de Mineiros de Carvão da Indonésia.

“Uma das questões discutidas foi a disponibilidade limitada de navios para transportar o carvão até as usinas”, disse ele.

O ministro Luhut Pandjaitan disse que a situação de emergência no fornecimento de carvão nas usinas locais acabou, mas o governo ainda precisa continuar discutindo políticas nesta área.

(Por Fransiska Nangoy)

PUBLICIDADE