PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Fed deveria reduzir balanço em breve, diz George

11/01/2022 14h03

(Reuters) - O Federal Reserve deveria começar a reduzir sua carteira de títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas acumulada durante a pandemia em um futuro não tão distante, disse nesta terça-feira a presidente do Fed de Kansas City, Esther George.

Ela é a mais recente autoridade do banco central norte-americano a pedir uma redução mais rápida do balanço do Fed em relação ao último ciclo de aperto monetário.

"Minha própria preferência seria optar por reduzir o balanço em breve conforme traçamos uma trajetória para remover a acomodação monetária", disse George em declarações preparadas para um evento virtual.

Ela disse que com a inflação perto da máxima em 40 anos, demanda forte e aparente aperto no mercado de trabalho, a atual postura "muito expansionista" da política monetária do Fed está fora de sincronia com o cenário econômico.

Ao longo do último mês, o banco central dos EUA mudou o curso diante da inflação bem acima de sua meta de 2%, e agora prevê aumento dos juros mais cedo e a um ritmo mais rápido do que antes.

As autoridades veem atualmente a necessidade de três altas de juros este ano. A taxa referencial tem ficado pouco acima de zero desde março de 2020.

(Reportagem de Lindsay Dunsmuir)

PUBLICIDADE