PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Harker, do Fed, diz que juros podem começar a subir já em março

13/01/2022 10h29

(Reuters) - O Federal Reserve pode começar a elevar os juros nos Estados Unidos ante seu nível atual próximo de zero já em março e pode muito bem ter de aumentar os custos dos empréstimos ao longo deste ano para ajudar a conter a inflação, disse o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, nesta quinta-feira.

"Espero que completemos nossa redução das compras de ativos até março. Então, provavelmente podemos esperar um aumento de 25 pontos base nos juros", disse Harker em comentários preparados para um evento virtual organizado pelo Philadelphia Business Journal.

"Poderíamos muito bem continuar a aumentar os juros ao longo do ano conforme os dados evoluem", acrescentou Harker, à medida que o banco central se prepara para reduzir mais rapidamente os estímulos implementados há quase dois anos para nutrir a economia durante a pandemia de Covid-19.

Mais cedo nesta quinta-feira, Harker disse em entrevista ao Financial Times que atualmente apoiaria três aumentos de juros em 2022, a partir de março, e estaria aberto a mais se a inflação piorar.

O apoio de Harker se soma a uma série de autoridades do Fed que sinalizaram nesta semana forte probabilidade de aumento da taxa de juros em março, já que a inflação está numa máxima em quase 40 anos, bem acima da meta flexível de 2% do banco central, e o emprego está se aproximando de níveis pré-pandêmicos.

Atualmente, investidores veem 83% de chance de aumento da taxa de juros de referência do Fed, atualmente próxima de zero, em sua reunião de política monetária de 15 a 16 de março, de acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group.

(Por Lindsay Dunsmuir)

PUBLICIDADE