PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Empresas de aviação dos EUA cobram ação para evitar interrupções de voos por causa de 5G

17/01/2022 15h50

WASHINGTON (Reuters) - Os presidentes-executivos das maiores companhias e transportadoras aéreas dos Estados Unidos alertaram nesta segunda-feira para uma iminente crise na aviação a partir de quarta-feira, quando AT&T e Verizon vão lançar um novo serviço de telefonia móvel 5G.

"A menos que nossos grandes centros de tráfego aéreo sejam liberados para voo, a ampla maioria dos passageiros e carga aérea vai ficar em terra", escreveram os presidentes da American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines, Southwest Airlines e outras aéreas em carta à Casa Branca, ao Departamento de Transportes, à Agência Federal de Aviação (FAA) e à Agência Federal de Telecomunicações (FCC).

"Isso significa que em um dia como ontem, mais de 1.100 voos e 100 mil passageiros estariam sujeitos a cancelamentos, alterações de destino ou atrasos", diz a carta.

Medidas têm que ser tomadas urgentemente, afirmaram os executivos na carta, também assinada pelas empresas de entrega de encomendas UPS Airlines e FedEx Express e pela companhia aérea JetBlue Airways.

"Para sermos francos, o comércio da nação vai parar", afirmaram os executivos.

(Por David Shepardson)