IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exxon promete zerar emissões líquidas de carbono em suas operações até 2050

18/01/2022 15h04

Por Sabrina Valle

HOUSTON (Reuters) - A Exxon Mobil Corp prometeu nesta terça-feira reduzir para zero suas emissões líquidas de carbono de suas operações globais até 2050, alcançando rivais que estão minimizando as pegadas de carbono.

O plano de 2050 da Exxon, considerado desde o ano passado, cobre as emissões de sua produção de petróleo, gás e produtos químicos e da energia que essas operações consomem, as chamadas metas de escopo 1 e 2. A empresa não se comprometeu com as emissões dos consumidores que usam esses produtos.

"Estamos desenvolvendo roteiros abrangentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de nossos ativos operados em todo o mundo", disse o CEO da Exxon, Darren Woods, em comunicado.

A empresa está "trabalhando com parceiros para obter resultados semelhantes de redução de emissões" em propriedades onde a Exxon não é responsável pelas operações, disse ele.

No ano passado, os acionistas da petroleira demitiram três diretores da Exxon e os substituíram por candidatos propostos por um fundo hedge que estava pressionando a empresa a aumentar os retornos e se preparar melhor para um mundo de baixo carbono.

Os produtores de petróleo dos EUA estão atrás de muitos rivais europeus em incorporar as metas do acordo climático de Paris de reduzir as emissões que contribuem para o aquecimento global. A BP Plc e a Royal Dutch Shell Plc também se comprometeram a reduzir as emissões de combustíveis e produtos vendidos aos consumidores, as chamadas metas de escopo 3.

A nova promessa da Exxon a coloca um passo à frente da rival norte-americana Chevron Corp que em outubro prometeu zerar as emissões de suas operações upstream até 2050 e reduzir a intensidade das emissões em outros lugares.

Em novembro, a Exxon disse que aumentaria os gastos em projetos dedicados a emissões de baixo carbono para 15 bilhões de dólares até 2027. Isso inclui o desenvolvimento de tecnologias que atualmente não são comerciais, como captura e armazenamento de carbono, energia de hidrogênio e biocombustíveis de algas.

Os produtores de petróleo europeus têm liderado a transição energética com planos para reduzir lentamente a produção de petróleo e substituí-la por energia renovável eólica e solar. A Exxon e a Chevron planejam aumentar a produção de petróleo durante esta década, apoiadas por estimativas de que a demanda global por petróleo aumentará.