Presidente turco diz estar trabalhando em medidas para aumentar interesse pela lira, diz imprensa
ANCARA (Reuters) - O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse estar satisfeito com a diminuição da volatilidade da lira e que o governo está trabalhando em medidas para aumentar o interesse pela moeda, noticiou a imprensa estatal nesta terça-feira.
"Lentamente, de forma gradual e sem pressa, a lira ficará mais firme, os juros cairão da mesma maneira e 2022 será nosso ano mais brilhante", disse ele durante visita à Albânia na segunda-feira, de acordo com a agência de notícias estatal Anadolu e outros meios de comunicação.
A lira se estabilizou neste mês após cair 44% contra o dólar no ano passado. Nesta manhã, a lira tinha queda de 1%, a 13,56 por dólar, ampliando ligeiramente as perdas depois dos comentários de Erdogan.
"Estamos bastante satisfeitos com a diminuição da volatilidade na taxa de câmbio", disse ele. "Nosso trabalho adicional sobre manter a estabilidade nos mercados financeiros e aumentar o interesse pela lira continua."
"Tenho a visão de que as taxas de juros são a causa e a inflação o resultado. Esse resultado realmente está se mostrando: a inflação está prestes a cair", disse Erdogan, repetindo sua visão heterodoxa sobre a relação entre juros e inflação.
(Reportagem de Tuvan Gumrukc)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.