PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Início de construção de moradias nos EUA tem alta inesperada em dezembro; concessão de alvarás salta

19/01/2022 10h54

WASHINGTON (Reuters) - A construção de moradias nos Estados Unidos aumentou de forma inesperada em dezembro, em meio a temperaturas amenas fora de época no país, mas a disparada nos preços de matérias-primas depois que o governo quase dobrou as tarifas sobre madeira serrada importada do Canadá pode prejudicar a atividade nos próximos meses.

O início de construção de moradias aumentou 1,4% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,702 milhão de unidades, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Os dados de novembro foram revisados ligeiramente para baixo, a uma taxa de 1,678 milhão de unidades, ante 1,679 milhão de unidades relatadas anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam queda para uma taxa de 1,650 milhão de unidades.

A concessão de alvarás para futura construção residencial saltou 9,1% em dezembro, a uma taxa de 1,873 milhão de unidades.

O mês passado marcou o dezembro mais quente já registrado nos EUA, de acordo com o Centro Nacional de Informação Ambiental.

Mas o tempo está fechado em relação às perspectivas para construção de moradias.

Em novembro do ano passado, os Estados Unidos quase dobraram as tarifas sobre madeira serrada importada do Canadá, para 17,9%, após uma revisão de seus pedidos de direitos antidumping e compensatórios.

Inicialmente, o governo Trump impôs tarifas de 20% sobre a madeira serrada canadense em 2018, após o colapso das negociações sobre um novo acordo de cotas, mas as reduziu para 9% em dezembro de 2020. O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, manteve a alíquota até a revisão de novembro feita pelo Departamento de Comércio.

Uma escassez aguda de residências disponíveis para venda está apoiando a construção de moradias, mas o aumento das taxas de hipoteca, restrições de oferta e preços mais altos das casas podem tornar a aquisição de moradias menos acessível.

A taxa fixa da hipoteca de 30 anos subiu para uma média de 3,45% durante a semana encerrada em 13 de janeiro, acima dos 3,22% da semana anterior, de acordo com dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

(Por Lucia Mutikani)