Pátria compra hidrelétricas da Contourglobal por R$ 1,73 bi e pode adquirir eólicas
SÃO PAULO (Reuters) - A geradora britânica ContourGlobal anunciou nesta quinta-feira a venda de usinas hidrelétricas no Brasil a um fundo do Pátria Investimentos por 1,73 bilhão de reais, e disse que está negociando também a venda de usinas eólicas para a gestora.
A operação fechada com o Pátria envolve nove usinas hidrelétricas a fio d'água, que somam 168 megawatts (MW) de potência e possuem contratos de longo prazo, detalhou a ContourGlobal em um comunicado.
Ainda segundo a geradora, seus negócios hidrelétricos no Brasil gerararam 178,4 milhões de reais em Ebitda ajustado nos 12 meses encerrados em 30 de setembro de 2021.
O valor total da transação inclui a assunção de dívidas dos ativos pelo Pátria. A expectativa é de conclusão do negócio no segundo trimestre deste ano.
A ContourGlobal afirmou que a venda das hidrelétricas no Brasil representa um primeiro passo para monetizar seus empreendimentos renováveis. "A companhia espera vender seus ativos de geração de energia eólica no primeiro semestre de 2022, e concedeu exclusividade ao Pátria Investmentos para celebrar uma transação para esses ativos", acrescentou.
Os recursos levantados poderão ser reinvestidos em novas oportunidades em geração de energia de baixo carbono, ou retornados aos acionistas.
(Letícia Fucuchima)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.