PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Minério de ferro na China registra terceiro ganho semanal com expectativa para demanda

21/01/2022 09h30

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na China subiram por volta de 3% nesta sexta-feira, registrando o terceiro ganho semanal consecutivo em meio a esperanças de forte demanda, alimentadas pelas novas medidas de estímulo de Pequim, enquanto os preços do aço seguiam limitados com os cortes de produção nas usinas.

As taxas de utilização da capacidade dos altos-fornos em 247 siderúrgicas em todo o país continuam se recuperando e ficaram em 81,08% nesta semana, acima dos 79,89% da semana anterior, mostraram dados da consultoria Mysteel.

"Há uma forte expectativa de que a produção de aço será retomada no médio prazo", disseram analistas da SinoSteel Futures. Mas eles alertaram que a demanda de curto prazo por ingredientes siderúrgicos está pressionada em razão das Olimpíadas de Inverno e de restrições relacionadas à pandemia.

Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, saltaram até 3%, para 762 iuanes (120,12 dólares) por tonelada, a maior alta desde 13 de outubro. Os contratos encerraram com alta de 2,2%, a 756 iuanes por tonelada, acumulando ganho semanal de 4,6%.

Outros ingredientes siderúrgicos, no entanto, caíram na bolsa de Dalian. O carvão metalúrgico perdeu 2,6%, a 2.207 iuanes por tonelada, e os preços do coque caíram 1,4%, para 2.908 iuanes por tonelada.

O governo da Indonésia afrouxou na quinta-feira a proibição de exportação de carvão para 139 empresas depois que elas atenderam a exigências de vendas do mercado local destinadas a evitar uma crise de fornecimento e falta de energia.

(Reportagem de Min Zhang em Pequim e Enrico Dela Cruz em Manila)