PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Economia da Alemanha deve ter encolhido no 4º tri, diz BC

24/01/2022 09h48

FRANKFURT (Reuters) - A economia da Alemanha deve ter encolhido no quarto trimestre, com a manufatura ainda limitada por gargalos de oferta e o consumo em queda devido a temores renovados sobre o coronavírus, disse o banco central alemão em relatório mensal divulgado nesta segunda-feira.

O crescimento na maior economia da Europa estagnou no outono alemão, à medida que a escassez de oferta e os gargalos de transporte restringiam seu vasto setor industrial, mesmo com o consumo relativamente bem.

Mas o consumo das famílias também foi afetado no final do ano devido a temores com relação à variante Ômicron, que forçou as empresas a adotarem novamente restrições à atividade.

"Os ajustes no comportamento e as medidas de contenção desencadeadas em alguns casos tiveram um impacto significativo na atividade econômica do setor de serviços, especialmente em dezembro", disse o Bundesbank.

"É provável que o Produto Interno Bruto real da Alemanha tenha caído ligeiramente no último trimestre de 2021."

A inflação na Alemanha chegou a 5,7% em dezembro e o BC alemão a prevê acima da meta de 2% do Banco Central Europeu até pelo menos 2024.

(Reportagem de Balazs Koranyi)