PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Preços do petróleo tocam pico de 7 anos com riscos políticos e crise de oferta

28/01/2022 19h30

Por Swati Verma e Rowena Edwards e Brijesh Patel

BENGALURU (Reuters) - Os preços do petróleo atingiram um pico de mais de sete anos nesta sexta-feira e registraram seu sexto ganho semanal consecutivo, à medida que a turbulência geopolítica exacerbou as preocupações com a apertada oferta de energia.

Na base semanal, os contratos de referência registraram seu maior período de ganhos desde outubro.

O petróleo Brent subiu 0,69 dólar para fechar em 90,03 dólares o barril, após atingir 91,70 dólares, a máxima desde outubro de 2014.

O petróleo dos EUA fechou em alta de 0,21 dólar a 86,82 dólares por barril, depois de tocar o pico de sete anos de 88,84 dólares durante a sessão.

Os principais produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia, conhecidos coletivamente como Opep+, têm encontrado dificuldades para aumentar seus níveis de produção. O mercado também reagiu aos ataques aos Emirados Árabes Unidos pelo grupo Houthi do Iêmen.

"Até agora não houve interrupções no fornecimento na Europa Oriental, então acho que o prêmio de risco relacionado a essas tensões não é tão alto", disse Giovanni Staunovo, analista do UBS. Ele acrescentou: "Alguns investidores ainda preferem manter sua exposição."

(Reportagem adicional de Arpan Varghese)