PIB da zona do euro desacelera no 4º trimestre e cresce 5,2% em 2021
O crescimento econômico da zona do euro desacelerou no quarto trimestre de 2021 contra os três meses anteriores conforme esperado, de acordo com dados divulgados hoje, mas ainda registrou forte expansão anual uma vez que o bom desempenho de França e Itália compensaram um trimestre muito mais fraco na Alemanha.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, afirmou em estimativa preliminar que o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro cresceu 0,3% no quarto trimestre sobre os três meses anteriores, registrando ganho de 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Economistas consultados pela Reuters esperavam alta trimestral de 0,3% e aumento anual de 4,7%, conforme a economia continua a se recuperar de lockdowns causados por ondas da pandemia de coronavírus.
A França, segunda maior economia da zona do euro, registrou crescimento trimestral de 0,7% no quarto trimestre e expansão de 5,4% na base anual, enquanto a Itália registrou alta de 0,6% e 6,4% respectivamente.
A Alemanha, maior economia da região, deve o desempenho mais fraco, com contração de 0,7% na comparação trimestral e crescimento de apenas 1,4% na base anual.
A Eurostat estimou que o PIB da zona do euro em todo o ano de 2021 cresceu 5,2% em relação a 2020, com base em dados trimestrais ajustados sazonalmente e ao calendário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.