PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Walmart registra vendas trimestrais recordes

17/02/2022 14h57

(.)

Por Arriana McLymore e Uday Sampath Kumar

(Reuters) - O Walmart lutou contra problemas na cadeia de suprimentos e inflação crescente para registrar suas maiores vendas da temporada de férias e prever mais ganhos em 2022.

A maior varejista do mundo disse que a receita do quarto trimestre superou 150 bilhões de dólares pela primeira vez, com os compradores comprando mantimentos, roupas e serviços de saúde e bem-estar, dois anos após a pandemia.

Os investimentos do Walmart em 2021, incluindo fretamento de navios, aumento dos salários de empregados e desenvolvimento de alternativas de receita, ajudaram a empresa a se preparar para a temporada de festas sem sofrer custos maiores, dizem analistas.

Em teleconferência, o Walmart disse que também tem uma "vantagem competitiva" sobre outras empresas que lutam com restrições da cadeia de suprimentos, pois obtém mais de dois terços de seus produtos dos Estados Unidos, ajudando a aumentar os estoques em 28% no trimestre.

Os negócios nos EUA foram impulsionados pelas vendas mais altas de alimentos, já que a varejista conseguiu oferecer preços mais baixos enquanto seus concorrentes repassavam custos mais altos de insumos aos compradores, disse a empresa.

Cerca de 56% da receita do Walmart vem de mercearia.

"Dado o ambiente operacional dinâmico, sua resiliência e capacidade de ser ágil em gerenciá-lo tem sido muito impressionante", disse Ben Bienvenu, analista da Stephens.

O Walmart também disse que as vendas em janeiro foram as melhores em dois anos. A empresa disse que os custos da cadeia de suprimentos foram maiores do que o esperado no início do trimestre, com os custos por afastamentos remunerados pela Covid-19 aumentando devido à variante Ômicron.

O Walmart vende espaço publicitário digital por meio do Walmart Connect, serviço lançado em janeiro de 2021. O Walmart disse que o negócio gerou 2,1 bilhões de dólares em vendas.