PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Economia da Alemanha deve encolher novamente no 1º tri, diz BC

21/02/2022 09h19

FRANKFURT (Reuters) - A economia da Alemanha deve encolher novamente no trimestre atual, conforme uma nova onda de infecções por coronavírus tem impedido muitas pessoas de irem trabalhar, disse o banco central alemão nesta segunda-feira, prevendo uma recuperação durante a primavera do hemisfério Norte.

A maior economia da Europa entrou em retração nos últimos três meses de 2021, quando seu enorme setor industrial foi impactado por problemas de oferta.

Tais problemas estão agora diminuindo, mas a rápida disseminação da variante Ômicron está afetando serviços e emprego no geral.

"Ao contrário das ondas anteriores da pandemia, não é apenas a atividade no setor de serviços que provavelmente é afetada por medidas de contenção (da pandemia) e mudanças comportamentais", escreveu o banco central da Alemanha em relatório mensal.

"Em vez disso, a ausência do trabalho relacionada à pandemia provavelmente diminuirá a atividade econômica acentuadamente também em outros setores".

O BC alemão acrescentou que a indústria doméstica está fornecendo "um impulso positivo" à economia graças à redução dos gargalos de oferta e à alta demanda, preparando o terreno para uma recuperação na primavera caso a pandemia diminua.

(Reportagem de Francesco Canepa)