PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Citi vê potencial efeito regulatório na Qualicorp de acordo Rede D'Or-SulAmérica

24/02/2022 13h41

SÃO PAULO (Reuters) -As ações da administradora de planos de saúde Qualicorp desabaram nesta quinta-feira, diante das incertezas trazidas pelo acordo de compra da seguradora SulAmérica pela rede de hospitais Rede D'Or.

A Rede D'Or detém cerca de 29% da Qualicorp, incluindo por veículos indiretos, posição incrementada ao longo de 2021. Além disso, analistas do Citi citaram em relatório, que a Qualicorp também é um veículo de distribuição de planos da SulAmérica, e que "essas fortes conexões (entre os negócios) podem ser vistas como um dos atrativos da combinação de negócios proposta".

Entretanto, os analistas ponderaram que "a regulação atual impede que administradoras de benefícios e operadoras de saúde comercializem produtos sob o mesmo grupo econômico, o que poderia eventualmente descarrilar os planos comerciais da Qualicorp", escreveram Leandro Bastos e Renan Prata.

Segundo o relatório, ainda não se sabe se a participação minoritária da Rede D'Or na Qualicorp será caracterizada por órgão regulador como sendo do mesmo grupo econômico.

"Mas as ações de Qualicorp devem permanecer voláteis até maiores esclarecimentos", escreveram os analistas.

A Qualicorp desabou 14,8% e a Rede D'Or caiu 7,7%, enquanto o Ibovespa recuou 0,37%, pressionado pela ofensiva russa na Ucrânia. A unit da SulAmérica disparou 15,2%.

Na véspera, a Rede D'Or anunciou acerto para a compra da SulAmérica, em operação que avalia a seguradora em cerca de 13 bilhões de reais.

A Qualicorp disse em nota que montou sua plataforma por meio de parcerias com mais de 100 operadoras, que tem "administração independente e continuará sua estratégia de negócios". A companhia ressaltou que é uma 'corporation', sem controlador definido e capital pulverizado.

A Rede D'Or não respondeu pedidos de comentário da Reuters até a publicação desta reportagem.

(Por Andre Romani; edição Aluísio Alves)