IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avanço da covid-19 na China impacta Toyota, Volkswagen e fornecedora da Apple

 O Antagonista
Imagem: O Antagonista

Sarah Wu, Ben Blanchard, Yimou Lee e Norihiko Shirouzu

Da Reuters, em Taipé e Pequim (China)

14/03/2022 16h29

Os esforços da China para conter o maior surto de covid-19 no país em dois anos forçaram fornecedores da Apple, como a Foxconn, e até as montadoras Toyota e Volkswagen a suspenderem algumas operações.

Várias províncias e cidades chinesas ampliaram as restrições contra a Covid-19, entre elas o centro de tecnologia de Shenzhen, no sul da China, devido ao objetivo do país de suprimir o contágio o mais rápido possível.

Shenzhen, conhecida como "Vale do Silício da China", está realizando testes em massa depois que dezenas de novos casos locais foram registrados. As autoridades suspenderam o transporte público e pediram que as pessoas trabalhem em casa o máximo possível nesta semana.

A China registrou mais casos sintomáticos locais de Covid-19 em 2022 até agora do que em todo o ano passado.

A Foxconn disse que suas operações em Shenzhen serão suspensas até novo aviso e que usará unidades alternativas para reduzir os efeitos da medida.

Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que as operações da Foxconn e de suas subsidiárias em Shenzhen serão suspensas na primeira metade da semana.

A Unimicron Technology, fornecedora de Apple e Intel na área de chips, e a fabricante de placas de circuito impresso flexíveis Sunflex < 3390.TW> também anunciaram suspensão de operações.

A Sunflex disse que sua fábrica ficará fechada até domingo.

A Apple não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. A Intel não comentou.

LOCKDOWN EM CHANGCHUN

Outras cidades decretaram restrições em graus variados. As autoridades decretaram lockdown em Changchun, capital da província de Jilin, fecharam escolas em Xangai e suspenderam o transporte público no centro manufatureiro de Dongguan.

A Toyota disse nesta segunda-feira que sua joint venture com o chinês FAW Group suspendeu a produção em Changchun, enquanto suas operações na cidade de Tianjin não foram afetadas.

A Volkswagen, que também tem uma joint venture com a FAW, anunciou a suspensão da produção em suas fábricas de veículos e componentes de segunda a quarta-feira. A FAW, com sede em Changchun, não respondeu a um pedido de comentário.

Colaboração de Josh Horwitz, em Xangai, e Stella Qiu, em Pequim