PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Putin propõe terceiro mandato a presidente do BC da Rússia

18/03/2022 08h59

(Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, propôs nomear a presidente do banco central, Elvira Nabiullina, para um terceiro mandato em uma tentativa de garantir estabilidade macroeconômica, disse o porta-voz Dmitry Peskov.

Nomeação surpreendente em 2013, Nabiullina, de 58 anos, economista e ex-assessora de Putin, é a primeira mulher a presidir uma das instituições mais respeitadas da Rússia.

Seu mandato atual termina em junho, e nesta sexta-feira Putin pediu à Câmara Baixa do Parlamento, ou Duma, que considere sua proposta de renomeação em 21 de março.

"Agora, quando o banco central enfrenta uma responsabilidade crescente de manter a estabilidade macroeconômica, o presidente fala regularmente com Nabiullina", disse Peskov a repórteres sobre uma ligação diária.

Nabiullina é comprometida com o combate à inflação, resistindo aos apelos de poderosos industriais e do Ministério da Economia por cortes nas taxas de juros para retomar o crescimento.

O banco manteve sua taxa básica de juros em 20% nesta sexta-feira, após um forte aumento de emergência no final de fevereiro por conta de uma enxurrada sem precedentes de sanções ocidentais contra a Rússia pelo que o país chama de "operação militar especial" na Ucrânia.

"A renomeação remove perguntas desnecessárias de diferentes 'grupos de influência'", disse Dmitry Polevoy, diretor de investimentos da Locko Invest.