PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Ibovespa reduz ganhos com Wall Street após fala de Powell

21/03/2022 14h21

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira perdeu terreno no início da tarde nesta segunda-feira, em sintonia com movimento das bolsas de Nova York, após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicar chance de aumento mais intenso nos juros. Ainda assim, ações de commodities garantiam a alta do índice.

A autoridade disse que o Fed, banco central dos Estados Unidos, tem que agir "rapidamente" para controlar a inflação, acrescentando que, se necessário, a instituição pode realizar aumentos da taxa de juros maiores do que 0,25 ponto percentual para reduzir o avanço dos preços.

Às 14:18, o Ibovespa subia 0,21%, a 115.553,27 pontos, após três altas seguidas. O índice estava na casa dos 116 mil pontos antes da divulgação das declarações de Powell. O volume financeiro da sessão era de 14,4 bilhões de reais.

"Se concluirmos que é apropriado agir de forma mais agressiva, elevando os juros em mais de 25 pontos-base em uma reunião ou reuniões, nós o faremos", disse Powell em comentários preparados para uma conferência.

O Fed iniciou o ciclo de alta de juros na semana passada, com uma alta de 0,25 ponto percentual.

Traders precificam agora chance de 60,7% de alta de 0,5 ponto percenual nos juros na próxima reunião de política monetária do Fed, em maio, contra 52% antes dos comentários de Powell. Aumentos mais expressivos de juros são negativos para as bolsas por causa da retirada de liquidez dos mercados.

Os principais índices de Wall Street, que operavam sem direção única antes dos comentários, caíam entre 0,5% e 1,1%.

Porém, os ganhos de Vale, Petrobras e de grandes bancos de varejo davam suporte ao Ibovespa. Na ponta oposta, B3 e WEG eram destaques negativos.

O cenário externo já era de cautela pela manhã nos mercados acionários globais, em meio à disparada dos preços do petróleo e a falta de avanço nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia.

(Por Andre Romani)