PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Juros precisam subir para domar inflação alta demais, diz Daly, do Fed

22/03/2022 16h33

Por Ann Saphir

(Reuters) - A presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, disse nesta terça-feira acreditar que o "principal risco" para a economia é a inflação alta demais, que pode piorar conforme a invasão da Ucrânia pela Rússia impulsiona os preços do petróleo e o combate da China à Covid-19 interrompe ainda mais as cadeias de abastecimento.

“Mesmo que tenhamos essas incertezas em torno da Ucrânia e da pandemia, ainda é hora de apertar a política monetária nos Estados Unidos”, afirmou Daly em um evento virtual da Brookings Institution, “marchando” as taxas para cima a nível neutro e talvez a um patamar restritivo.

"A inflação persistiu por tempo suficiente para que as pessoas comecem a se perguntar por quanto tempo ela continuará", disse ela. "Já estou focada em garantir que isso não seja enraizado e não vejamos essas expectativas de inflação de longo prazo subirem."

Ela disse que buscava um "pouso suave" para o mercado de trabalho, já que as altas dos juros ajudam a reduzir a inflação.