PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Preços do petróleo recuam com chance menor de proibição do petróleo russo pela UE

22/03/2022 19h07

Por Laura Sanicola

(Reuters) - O petróleo caiu nesta terça-feira, depois de parecer improvável que os países da União Europeia concordassem em se juntar aos Estados Unidos em um embargo ao petróleo russo em retaliação à invasão da Ucrânia.

Os ministros das Relações Exteriores da UE ficaram divididos quanto à proibição, já que alguns países, incluindo a Alemanha, dizem que o bloco é muito dependente dos combustíveis fósseis da Rússia para resistir a tal medida.

"Está bem claro que a economia alemã terá dificuldades, então a UE está se afastando de uma proibição russa", disse John Kilduff, sócio da Again LLC em Nova York.

O petróleo Brent caiu 0,14 dólar, ou 0,2%, para fechar a 115,48 dólares o barril. O petróleo dos EUA fechou em queda de 0,36 dólar, ou 0,3%, a 111,76 dólares. Na segunda-feira, ambos os contratos fecharam em alta de mais de 7% com potencial proibição da UE.

Além da escassez de oferta, as exportações de petróleo do Caspian Pipeline Consortium (CPC, na sigla em inglês) podem cair cerca de 1 milhão de barris por dia (bpd) enquanto repara dois dos três pontos de atracação danificados por uma tempestade na seção russa do Mar Negro, disse a agência de notícias RIA citando o Ministério de Energia da Rússia.

(Reportagem Alex Lawler, de Mohi Narayan e Liz Hampton)