PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Ibovespa tem nova alta com suporte de ações de commodities

23/03/2022 12h11

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira subia nesta quarta-feira, depois de abertura com pouca variação, diante do avanço dos papéis ligados a commodities e da melhora em Wall Street, embora ainda em queda.

Vale e Petrobras puxavam os ganhos, assim como petrolíferas menores e siderúrgicas, enquanto algumas empresas relacionadas ao consumo doméstico e ao setor de saúde caíam do outro lado.

Às 11:38, o Ibovespa subia 0,7%, a 118.091,91 pontos, caminhando para a sexta alta seguida. O volume financeiro da sessão era de 6,4 bilhões de reais.

Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, diz que fluxo de recursos de investidores estrangeiros para a bolsa deve estar beneficiando novamente o índice na sessão. "O Brasil continua atrativo para eles", afirma. Ainda assim, segundo Galdi, o "viés do dia é de volatilidade".

O foco do mercado nesta quarta-feira está em diversas declarações de autoridades de bancos centrais, em meio à agenda de dados econômicos mais esvaziada.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em seminário do Tribunal de Contas da União que o mundo terá um período de menos crescimento e mais inflação após a guerra da Ucrânia.

Já o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falou mais cedo em painel do Banco de Compensações Internacionais (BIS), mas as afirmações giraram em torno de moedas digitais. James Bullard e Mary Daly, ambos do Fed, também darão declarações durante o dia.

Além disso, investidores estão atentos à viagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Europa nesta quarta-feira para uma cúpula de emergência da Otan sobre a guerra na Ucrânia.

Os principais índices de ações nos EUA caíam entre 0,4% e 0,6%, enquanto na Europa as praças também cediam após avançarem mais cedo.

DESTAQUES

- VALE ON ganhava 1,2%, enquanto CSN ON subia 2,6% e liderava alta entre as siderúrgicas. O preço do minério de ferro tinha leve alta mais cedo em Dalian e os contratos de vergalhão de aço subiram em Xangai, após a cidade de Tangshan implementar um lockdown temporário, elevando temores com oferta.

- PETROBRAS PN crescia 1% e ON apontava acréscimo de 0,8%, diante de alta de mais de 4% no preço do petróleo Brent, que estava em patamar superior a 120 dólares o barril. A commodity tinha sessão volátil, com potenciais sanções à Rússia no radar e após o país alertar para uma potencial queda na exportação do Caspian Pipeline Consortium (CPC, na sigla em inglês). PETRORIO ON valorizava-se 3,3% e 3R PETROLEUM ON avançava 2,5%.

- POSITIVO ON caía 1,9%, mesmo após registrar salto no lucro líquido recorrente do quarto trimestre e fortes projeções de desempenho para 2022. O Ebitda recorrente nos três últimos meses de 2021 caiu 2,9% em meio à queda das vendas no varejo no final do ano. Nesta quarta-feira, executivos da companhia citaram que a margem Ebitda de 2022 deverá ser semelhante à obtida em 2021.

- COPEL PNB perdia 2,2%, depois de anunciar queda de mais de 60% no lucro líquido do quarto trimestre frente a igual etapa de 2020.

- IRB BRASIL ON subia 1,3%, após divulgar salto de mais de seis vezes no lucro líquido de janeiro em relação ao mesmo mês de 2021, segundo dados não auditados, devido à um efeito não-recorrente. Os prêmios emitidos subiram 25,8%, enquanto despesas com sinistros tiveram leve alta.

- XP perdia mais de 7% em Nova York, após Itaúsa anunciar nova redução de participação acionária na empresa através da venda de 12 milhões de ações ordinárias classe A.

- VIBRA ON cedia 1,1%. O lucro líquido da companhia entre outubro e dezembro caiu 67,4% na comparação anual.

- PAGSEGURO avançava 1% em Nova York. A empresa teve queda de 19,8% no lucro líquido do quarto trimestre ante igual período de 2020, mas superou as projeções de receita, apoiada em forte aumento do volume de transações, e revelou números preliminares fortes dos primeiros meses de 2022.

- HAPVIDA ON tinha queda de 1,5%, antes de divulgação de balanço após o fechamento do mercado. LOCAWEB ON e EQUATORIAL ON também publicam seus números.