PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Preços do petróleo avançam 5% com preocupações de oferta diante de interrupção em oleoduto

23/03/2022 18h38

Por David Gaffen

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo saltaram 5%, para mais de 121 dólares o barril nesta quarta-feira, com interrupções nas exportações de petróleo da Rússia e do Cazaquistão através do oleoduto Caspian Pipeline Consortium (CPC, na sigla em inglês) aumentando as preocupações com a oferta global apertada.

A situação aumenta as preocupações do mercado sobre o efeito cascata das pesadas sanções à Rússia, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, após a invasão da Ucrânia.

O oleoduto CPC é uma importante linha de fornecimento para os mercados globais, transportando cerca de 1,2 milhão de barris por dia do principal tipo de petróleo do Cazaquistão, ou 1,2% da demanda global.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 6,12 dólares, ou 5,3%, para 121,60 dólares, enquanto os futuros do petróleo dos EUA (WTI) avançaram 5,66 dólares, ou 5,2%, para 114,93 dólares o barril.

Os benchmarks do petróleo vêm subindo constantemente desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há um mês, no que o país russo chama de "operação especial" e os Estados Unidos e seus aliados aplicaram pesadas sanções à nação, interrompendo o comércio mundial de petróleo.

As exportações de petróleo do duto CPC até a costa russa do Mar Negro pararam totalmente na quarta-feira após danos causados por uma grande tempestade e mau tempo contínuo, disseram um agente do porto e o chefe da empresa.

(Reportagem adicional de Sonali Paul e Mohi Narayan)