IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da China expandirá projeto piloto de iuan digital para mais cidades

02/04/2022 14h49

XANGAI (Reuters) - O banco central da China afirmou neste sábado que expandirá mais ainda um projeto piloto para sua moeda digital para outras regiões, incluindo cidades na província de Zhejiang, no leste, que deve receber os Jogos Asiáticos mais para o fim deste ano.

O Banco da China do Povo afirmou que promoverá a pesquisa e desenvolvimento da moeda digital, batizada de e-CNY, e expandirá o escopo do projeto piloto, segundo um comunicado publicado na internet.

Tianjin, Chongqing, Guangzhou, Fuzhou, Xiamen e seis cidades na província de Zhejiang serão acrescentadas às dez grandes cidades “piloto” para testar o uso da e-CNY, afirmou.

As seis cidades em Zhejiang, que incluem a capital da província, Hangzhou, receberão os Jogos Asiáticos em setembro.

O Banco intensificou os testes de sua moeda digital nos últimos anos e esperava aproveitar as Olimpíadas de Inverno de Pequim para ter uma oportunidade de promover a globalização do iuan.

No entanto, o plano de Pequim foi frustrado por uma exclusão de torcedores estrangeiros induzida pela Covid-19. Ao contrário, foi tomado por um público local incapaz de usar os seus aplicativos habituais de pagamentos digitais.

O comunicado do banco também afirmou que Pequim e Zhangjiakou, que co-sediaram os Jogos de Inverno em fevereiro, também vão se tornar cidades piloto para a e-CNY.

(Reportagem de Winni Zhou e Ryan Woo)