PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Hydro Rein, Atlas Renewable e Albras anunciam projeto solar de US$320 mi em MG

02/05/2022 10h36

SÃO PAULO (Reuters) - As empresas Hydro Rein, Atlas Renewable Energy e Albras anunciaram nesta segunda-feira a criação de uma joint venture para desenvolver, construir e operar um projeto de autoprodução de energia solar em Minas Gerais.

A usina a ser erguida no município de Paracatu terá uma capacidade total de 438 megawatts (MW) e receberá investimentos estimados em 320 milhões de dólares.

A energia gerada na planta atenderá o consumo de energia da Albras, uma joint venture entre a norueguesa Hydro e a japonesa Nippon Amazon Aluminium para produção de alumínio primário no Pará.

Segundo o anúncio, a Albras assinou um contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês), em dólares americanos, para o fornecimento anual de 815 GWh de 2025 a 2044. O acordo cobre 12% do consumo anual de energia elétrica da Albras.

A construção da usina solar, batizada de Boa Sorte, está planejada para começar no quarto trimestre deste ano. As operações devem iniciar no último trimestre de 2023. O projeto foi submetido ao órgão antitruste Cade para aprovação, disse o comunicado.

A Hydro Rein é um braço da Hydro para investimentos em energias renováveis. Já a Atlas Renewable Energy é uma empresa da gestora inglesa Actis que vem desenvolvendo, financiando, construindo e operando projetos de energia renovável em toda a América desde 2017.

(Por Letícia Fucuchima)