PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Wall St fecha com fortes ganhos após alta de juros do Fed

04/05/2022 17h17

Por Echo Wang e Devik Jain

(Reuters) - As ações dos Estados Unidos encerraram em forte alta nesta quarta-feira, com o índice S&P 500 registrando seu maior avanço percentual diário em quase um ano, depois que o banco central dos EUA anunciou um amplamente esperado aumento da taxa básica de juros.

O índice S&P 500 fechou em alta de 2,99%, a 4.300,17 pontos. O Dow Jones subiu 2,81%, a 34.061,06 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 3,19%, a 12.964,86 pontos.

Os papéis inicialmente oscilaram após o anúncio, mas depois os índices subiram. O avanço de quase 3% do S&P 500 foi o mais forte desde 18 de maio de 2020.

O Federal Reserve elevou nesta quarta-feira sua taxa básica de juros "overnight" em 0,50 ponto percentual e disse que começará a reduzir a carteira de ativos de 9 trilhões de dólares do banco central em junho em mais um esforço para diminuir a inflação.

“Mesmo conforme o Fed fica mais agressivo com os aumentos dos juros, ainda precisamos lidar com tensões geopolíticas, contínuas questões relacionadas à Covid e esses amplos balanços de ganhos corporativos. Portanto, agora, apesar da ação do Fed, achamos que ainda veremos mais volatilidade pela frente”, disse Greg Bassuk, executivo-chefe da AXS Investments em Port Chester, Nova York.

Preocupações com um impacto no crescimento econômico por causa de um Fed "hawkish" (agressivo contra a alta de preços) balanços mistos de algumas grandes empresas de crescimento, o conflito na Ucrânia e lockdowns relacionados à pandemia na China golpearam Wall Street recentemente, com as ações de crescimento sofrendo o maior peso da liquidação.