PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Barkin diz que Fed pode ajustar trajetória quando chegar a taxa neutra

10/05/2022 11h22

(Reuters) - O Federal Reserve pode avaliar quanto mais precisa fazer para trazer a inflação de volta à sua meta de 2% quando elevar os custos dos empréstimos para um nível neutro, disse o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, nesta terça-feira.

"Quando chegarmos à faixa da taxa neutra, podemos determinar se a inflação permanece em um nível que nos obriga a frear a economia ou não", disse Barkin em comentários preparados para uma câmara de comércio local em North East, Maryland, acrescentando que o banco central dos Estados Unidos pode evitar induzir uma recessão ao estilo dos anos 1980, conforme tenta reduzir a inflação.

Na semana passada, o banco central elevou sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual e, nos últimos meses, se tornou mais agressivo no aperto da política monetária, à medida que busca levar a inflação, que permanece numa máxima em 40 anos, para perto da meta.

"Faremos o que precisamos fazer", disse Barkin, observando em seu discurso os comentários recentes do chair do Fed, Jerome Powell, de que aumentos de 0,50 ponto estão na mesa para as próximas duas reuniões de política monetária, em junho e julho.

(Por Lindsay Dunsmuir)