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Alta dos combustíveis faz lucro da rede Ipiranga disparar no 1º tri

A rede de postos Ipiranga é o principal negócio do conglomerado Ultrapar - iStock
A rede de postos Ipiranga é o principal negócio do conglomerado Ultrapar Imagem: iStock

11/05/2022 18h51

SÃO PAULO (Reuters) - O conglomerado Ultrapar mais que triplicou seu lucro do primeiro trimestre, apoiado em forte aumento das receitas de seu principal negócio, a rede de postos Ipiranga, devido ao repasse da alta dos preços de combustíveis.

A companhia anunciou nesta quarta-feira que seu lucro de janeiro a março somou 461 milhões de reais, um salto de 236% ante mesma etapa do ano passado.

A receita líquida somou 34 bilhões de reais no trimestre, 42% maior ano a ano, com destaque para Ipiranga (+44%), o que compensou desempenhos mais fracos de Ultragaz (-2%) e de Ultracargo (+13%).

O resultado operacional da Ultrapar medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 32% ano a ano em termos ajustados, para 1,31 bilhão de reais. Analistas, em média, esperavam Ebitda de 910 milhões de reais para a Ultrapar no período, segundo dados da Refinitiv.

O volume total vendido pela Ipiranga ficou estável no trimestre sobre um ano antes e recuou 5% ante o quarto trimestre do ano passado. No ciclo otto houve queda de 2% na comparação anual e recuo 7% na trimestral.

Além da alta dos preços dos combustíveis, a Ultrapar se beneficiou da "cessação de depreciação das operações descontinuadas". No último ano, a companhia vendeu sua rede de farmácias Extrafarma e a sua unidade de especialidades químicas Oxiteno.

Isso ajudou o grupo a compensar uma piora da despesa financeira líquida, de 406 milhões de reais no trimestre, ante 377 milhões um ano antes, refletindo a alta do juro sobre a dívida líquida.